Blog Post

Pozinhos de perlimpimpim

Paulo Nunes de Abreu • Jan 23, 2020

A "magia" de uma reunião facilitada

No dia 25 de Janeiro tem início o novo ano chinês do Rato. O calendário chinês é o mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história e o Rato (子) é um dos animais do ciclo de 12 anos que aparece no Zodíaco da Astrologia chinesa e no Calendário chinês.

Criativo, solucionador de problemas, imaginativo, trabalhador hiperativo e respeitado por sua capacidade em resolver situações difíceis. Intuitivo, com a capacidade de adquirir e preservar coisas e valores. 

Quase que podemos caracterizar este novo ano do Rato, como o ano dos Grupos Facilitados e se está a ler este artigo seguramente é porque já experimentou o poder da facilitação de grupos através da minha intervenção numa reunião ou evento em que eu ou algum outro colega facilitador tenha participado (ver mais). 
O que é ser um CPF? 

É uma designação outorgada pela IAF (International Association of Facilitators) que acredita uma pessoa que intervêm profissionalmente no desenho de reuniões ou eventos utilizando os valores da participação e os métodos e as técnicas de facilitação de grupos, cada vez mais populares. 

Ser um CPF (Certified Professional Facilitator) é o equivalente, no mundo dos vinhos, em ser possuidor de uma designação de origem que é outorgada por uma confraria para um produto de confiança. Existem muitos vinhos no mercado, mas nem todos são de uma "região demarcada" que atesta a sua qualidade própria e genuína.

Note que, tal como no mundo dos vinhos, existem excelentes colheitas fora das regiões demarcadas, também podem existir muito bons facilitadores que não estejam certificados. Simplesmente, ao contratar um facilitador acreditado como "CPF" existe uma qualidade de desempenho associada que foi contrastada.  
As 6 competências essenciais de um facilitador 

Em todos os livros da série "Arquitetar a Colaboração" estão incluídos em anexo as competências fundamentais que os facilitadores de grupo procuram aperfeiçoar com cada intervenção e que resumo aqui:

A. CRIAR RELAÇÕES DE PARCERIA COM O CLIENTE

B. ORGANIZAR PROCESSOS DE GRUPO

C. CRIAR E SUSTENTAR UM AMBIENTE PARTICIPATIVO

D. ORIENTAR O GRUPO PARA RESULTADOS ÚTEIS E ADEQUADOS

E. ACTUALIZAR E MANTER O CONHECIMENTO PROFISSIONAL

F. MODELAR UMA ATITUDE PROFISSIONAL POSITIVA

Para obter o documento em português com estas competências em mais detalhe, consulte aqui.
Conduzir a inteligência coletiva - nível I e II

Finalmente, uma proposta de Formação presencial avançada em facilitação de grupos e técnicas para a condução de reuniões em Lisboa e no Porto.

O curso Conduzir a Inteligência Colectiva de níveis 1 e 2, tem a duração total de três dias para permitir que os participantes sejam expostos a diversos exercícios didácticos mais aprofundados conducentes a um domínio da facilitação de grupos num contexto da sua aplicação profissional não apenas para reuniões internas à própria organização mas também na prestação de serviços de facilitação a clientes externos. 

O curso de nível 1, apenas de 1 dia, pode ser suficiente para a maioria dos gestores e líderes de equipa que precisam de desenvolver as suas competências para a condução de reuniões mais produtivas. 
Inscreva-se aqui
Pós de perlimpimpim

A facilitação de grupos não é a panaceia para todos os problemas mas poder ser útil em todas as circunstâncias em que um líder necessita do empenho e compromisso de todos para solucionar problemas complexos, esse pó mágico chamado 'colaboração genuína', pode fazer toda a diferença. 

By Paul Nunesdea, CPF, PhD and Peter Seah, CPF, MBA 14 Mar, 2024
Empowering the future of facilitation: How AI is transforming the way we guide groups
By Paul Nunesdea, PhD, CPF 07 Feb, 2024
Discovering the Roundtable Principles
By My Meeting Support 18 Nov, 2023
A Comparative Guide to Fathom and Grain for Enhanced Meeting Management
By Paul Nunesdea, PhD, CPF, MC 03 Sep, 2023
Insights from the 'Digital Facilitation 2.0' Workshop at Facilitate 2023
By Paul Nunesdea, PhD, CPF 26 Aug, 2023
Morgavel Wind Farm Spurs Protests Amidst Avoidable Concerns
By Paulo Nunes de Abreu, PhD, CPF 26 Aug, 2023
Abordagem Inclusiva para o Parque Eólico em Sines e a Preservação dos Sobreiros
By Paul Nunesdea, PhD, CPF 23 Jul, 2023
This post discusses the concept of priming and presents 10 Strategies to improve decision-making.
By Paul Nunesdea, PhD CPF 19 Jul, 2023
Unleashing the Potential of Howspace in Digital Collaboration
By Paul Nunesdea, PhD CPF 09 Jul, 2023
Unlocking the Power of Workshops in Knowledge Sharing and Collaboration
By Paul Nunesdea, PhD CPF 29 Jun, 2023
Revolutionizing Engagement and Collaboration in the Hybrid Meeting Era
More Posts
Share by: